GIEL

* Regência


A Regência ocorre na relação oracional em que o núcleo do Sujeito o regente, termo essencial é regido por seus componentes acessórios , sendo os termos um padrão previamente definido. Enquanto, no Predicado a relação de regência ocorre na transitividade do verbo regente, como núcleo do termo essencial,  com os termos integrantes e assessórios regidos numa relação lógica e previamente definida de gênero e número, tendo um padrão para sentido, do que se quer dizer, em uma oração.

Nota: No contexto oracional o padrão (S+P) em que o Predicado possui o verbo como núcleo e sua transitividade complementada por termos posteriores que delimitam o sentido do que se quer dizer, ou seja, a ação ou estado do verbo, visto esse ter sentido amplo, sendo sua ideia ou circunstância delimitada por um termo regido em número e em sentido claro, evitando a ambiguidade.

Ex:

1- Cheguei no metro.

2- Cheguei ao metro.

Nos dois exemplo o verbo intransitivo é  complementado pela circunstância de lugar, adjunto adnominal, tendo uma mudança de sentido quanto ao emprego da preposição. No primeiro, o sujeito não estava na estacão para pegar o meio de transporte ferroviário e chegou nela. No segundo, exemplo o sujeito adentra ou está dentro do meio de transporte ferroviário.

Nota

Para o estudo de regência fai-se necessário compreendermos a regra geral, as variações possíveis e as variações impossíveis ou erros, visto que, com o desenvolvimento da escrita pos modernista havendo a contestação da regra geral em meio a variações possíveis ao entendimento foram acrescidas regras secundarias de construção oracional.