GIEL

6.3.3.12 Linguagem impessoal


  1. O extenso está ligada em um fato é sua informação está ligada no verbo.
  2. A linguagem impessoal muito conhecida como linguagem complexa, pois está ligada diretamente a lógica real e verossímil. Assim, para que se realize faz-se necessário fatores de comprovação para que os argumentos possam se sustentar.
  3. A escrita do texto se faz com o predomínio da ação verbal ou substantivo comum, sendo os nomes próprios meras referencias casuísticas. O verbo é empregado simples ou composto. Nota-se que a compreensão do verbo composto é de fundamental importância tanto para o entendimento como para a construção do sentido, visto que, todo verbo exige complemento, portanto sem a compreensão do verbo composto entende-se que o verbo auxiliar e complementado pelo seu verbo principal o que torna de difícil ou impossível entendimento do conteúdo argumentativo e trâmite uma relação atemporal.
  4. A pessoa do discurso é a segunda pessoa visto que o comunicador ou escrito se dirige a um ouvinte. No entanto, devido ao grau de erudição para com sua utilização. A segunda pessoa é na prática escrita substituída confortavelmente pela conjugação da terceira pessoa com a substituição da terceira pessoa (Tu) pelo pronome de tratamento “Você”. Essa técnica machadiana possibilita um diálogo direto e formal com o leitor que acaba sendo inserido no texto.