GIEL

* Concordância


É uma relação morfológica entre as classe de palavras e seus constituintes. As regras de adequação do gênero e número das palavras (substantivo, verbo) e seus constituintes dependentes (artigo, preposição, pronomes), transmitindo um sentido lógico e racional de form isolada, padroniza a escrita do português brasileiro.

Nota-se que é o mesmo processo que se realiza nas séries iniciais do ensino fundamental II, quando o aluno passa um substantivo do singular para o plural, no entanto a concordância se realiza no âmbito da relação entre as classe de palavras, quanto pelo entendimento da ligação de dependência das principais classes de palavra: substantivo e verbo com as demais classes em um grau de dependência, ou seja, ao substantivo (concordância nominal) e ao verbo (concordância verbal) ao qual devem concordar em gênero e número seus dependentes constitutivo.

Formula:

artigo feminino + substantivo

verbo + artigo ou preposição

Observa-se: o estudo de forma isolada sem levar em consideração o contexto é a forma simples de ligação das classes de palavras, sendo um estudo preliminar e fundamental para a compreensão da Regência.