GIEL

Composicão


As palavras rosa-dos-ventos obras-primas foram formadas não pelo acréscimo de afixos a u radical, mas pela combinação de radicais já existente. Essas palavras expressam normalmente um conceito , dissociado da significação de de um texto seus componentes. O processo de formação de palavras resultante da união de dois ou mais radicais recebe o nome de composição. Conforme a fusão dos elementos componentes, a composição pode ser feita por justaposição ou aglutinação.

(Português: Linguagens; Literatura, Gramática e . William Cereja & Thereza Magalhães, ed. Atual, 1994)

Nota: compreendamos que a composição conceitua o processo de formação de palavra de modo geral.

Realiza-se “a composição, já sabemos, quando se juntam dois ou mais elementos vocabulares de significado próprio, para darem a isdéia de um novo ser ou objeto. O que caracteriza, em última análise, a composição é, além unidade de significação a existência” de mais de uma raiz. 

Os elementos de uma palavra composta podem apenas justapor-se, conservando cada qual sua integridade de forma e sua acentuação (fidalgo-aprendiz, pontapé, varapau), ou aglutinar-se mais ou menos intimamente, subordinados a um acento único, perdendo-se, então, por via de regra, alguns elementos morfológicos (aguardente, pernilongo).

Nao serve de critério para identificação de justaposição e aglutinação a presença ou a ausência do hífen, não só por não haver grafia uniforme para as palavras compostas, mas principalmente porque – como já acentuara Brèal – o sentimento da composição “tem seu critério no espírito”.

(LIMA, Rocha, GRamatica normativa da LÍngua português: curso médio, 24 edição, ed. José Olímpio, RJ, 1984)