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Conjução “que”


No estudo inicial da conjução o “que” é de suma importância para a construção de um texto. Visto que, em uma escrita de primeira mão em que o escritor transmite ao papel em branco sua reflexão mental fazendo sempre necessário um desenvolvimento continuado do pensamento sem se até ou prender-se a conjução certa para determinada situação do texto que poderá leva-lo a interromper o fluxo de raciocínio da idéia total do texto que poderá com cautela ser retomado e corrigido, pois como numa pintura de parede que se faz com várias demãos de tinta para atingir um bom resultado.

Nota: Muitas conjunções não tem classificação única, imutável, devendo, portanto, ser classificadas de acordo com o sentido que apresentam no contexto.

Assim, a conjução “que” pode ser:

  • Aditiva equivalendo a “e”
  • Explicativa equivalendo a “pois”, “porque”
  • Integrante
  • Consecutiva
  • Comparativa equivalendo a “do que”, “como”
  • Concessiva equivalendo a “embora”, “ainda que”
  • Temporal equivalendo a “Depois que”, “logo que”
  • Final equivalendo a “para que”
  • Causal equivalente a ” porque”, visto que”
  • Concessiva
  • Condicional
  • Consecutiva
  • Modal